Planos Previdenciários
Acompanhe Nossos Canais Oficiais

Planos Previdenciários / Plano Taesaprev

 Plano Taesaprev

Descrição

O Plano Taesaprev foi criado em 2012 para atender exclusivamente os empregados da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (Taesa), empresa pertencente ao grupo Cemig, sediada no Rio de Janeiro.

O Taesaprev é um plano formatado na modalidade Contribuição Definida (CD). Ou seja, o benefício é proporcional ao saldo acumulado por meio das contribuições vertidas e da rentabilidade das aplicações. Como o benefício não é definido, as contribuições não precisam ser necessariamente revistas.

É interessante aderir ao plano o quanto ante​​s, em razão do efeito dessa rentabilidade, pois o verdadeiro fermento que ajuda a formar a poupança previdenciária são os juros. O teto de benefícios do INSS nem sempre possibilita manter o padrão de vida conquistado em anos de trabalho.

Veja, a seguir, uma síntese das características do plano:


Identificação​


Nome de registro: Plano Taesa de Benefícios Previdenciários da Forluz

Data da implantação: 2012

Número Previc: CNPB 2012.0007-38

Modalidade do plano: Contribuição Definida (CD)

Percentuais de contribuição


Níveis de contribuição (%): 50, 75, 100, 125, 150 ​​

Obs.: A patrocinadora acompanha os mesmos percentuais de contribuição até o teto de 100%. Somente é possível alterar o percentual de contribuição depois de cumprida a carência de doze meses da última alteração.             


 

Perfis de investimento


  • Ultraconservador
  • Conservador
  • Moderado
  • Agressivo

Obs.: somente é possível alterar o perfil de investimento depois de cumprida a carência de doze meses da última alteração.   

u960_startu960_end 

Patrocinadora(s) do plano


  • Taesa


Critérios para requerer benefício


  • Estar desligado da patrocinadora;
  • Ter pelo menos 8 anos de vínculo com a Forluz;
  • Ter no mínimo 55 anos de idade. 


Modalidades de benefícios


Renda Mensal Programada (RMP): o valor da renda é determinado por um percentual entre 0,5% e 1% - à escolha do participante – aplicado ao saldo da conta de aposentadoria. 

Pecúlio por Invalidez (PPI): é o benefício concedido em parcela única pelo plano ao participante que se aposenta por invalidez. Corresponde ao saldo da conta de aposentadoria.

Pecúlio por Morte (PPM): é o benefício pago pelo plano ao(s) beneficiário(s) indicado(s) pelo participante que falece. Corresponde ao saldo da conta de aposentadoria dividido em partes iguais entre os beneficiários.


Institutos


Se o participante se desligar da patrocinadora e não tiver cumprido os requisitos exigidos para receber benefício, pode optar por uma das quatro alternativas denominadas "institutos", conforme abaixo:

Resgate: saque da conta individual e e uma parcela da conta patronal, conforme o tempo de vinculação ao plano

Portabilidade: transferência para outro plano previdenciário do saldo da conta de aposentadoria.

Autopatrocínio: permanência no plano através do compromisso mensal de verter as contribuições individual e patronal que eram realizadas mensalmente enquanto ativo;

BPD (Benefício Proporcional Diferido): permanência no plano, pagando apenas a contribuição destinada à cobertura das despesas de natureza administrativa. O saldo de conta continua tendo a rentabilidade de acordo com o perfil de investimento escolhido pelo participante.

​​

A missão da Forluz é oferecer segurança financeira para garantir o futuro dos nossos participantes, gerindo planos de previdência complementar com eficácia e eficiência visando oferecer as soluções mais flexíveis para seus participantes.

Fale com a Forluz
Forluz - Fundação Forluminas de Seguridade Social
Avenida do Contorno, 6500, 3° Andar - Lourdes
CEP 30110-044 Belo Horizonte . MG


Previdência Social
Atendimento Telefônico Gratuito

0800-0909090

Acompanhe Nossos Canais Oficiais