O que é?
O Canal de Denúncia é um meio seguro de comunicação que você pode utilizar para relatar situações contrárias ao Código de Conduta da Forluz ou à legislação, e com garantia de anonimato.
Quem pode utilizar?
O Canal de Denúncia pode ser utilizado por empregados, participantes e outras partes relacionadas que tem acesso ao portal.
O que pode ser informado?
O Canal de Denúncia deve ser utilizado para comunicar problemas sobre a conduta ética inadequada, tais como: conflitos de interesse, mau uso dos recursos da Fundação, fraude, corrupção, discriminação, assédio, atos ilícitos e não conformidade com políticas e normas internas.
Quando relatar uma denúncia, inclua o máximo de informações e detalhes possíveis, (Exemplos: Possíveis testemunhas, o quê, quando, quem, como, quanto, onde e por quê?). Você também poderá incluir arquivos que comprovem os fatos relatados, como fotos, documentos e outros. Denúncias vagas, não específicas ou sem comprovação do ocorrido podem dificultar ou inviabilizar a apuração.
IMPORTANTE:
-
Não é necessário se identificar para realizar ocorrências.
-
O(A) denunciante é responsável pela veracidade das informações relatadas.
-
Caso seja detectado o mau uso deste canal de comunicação, o denunciante estará sujeito às sanções cabíveis. Denúncia caluniosa é crime, conforme artigo 339 do Código Penal.
-
Falsa denúncia também é crime, conforme artigo 340 do Código Penal.
E se não é nada disso que quero falar?
Caso o motivo de seu contato não seja para relatar uma conduta ética inadequada ou infrações à legislação, conforme exemplificado anteriormente, utilize os nossos outros canais.
Como funciona o Canal de Denúncia?
Para relatar algum fato, clique no botão Registrar Ocorrência e você será direcionado para um formulário que deve preencher. Ao final, você receberá um número de protocolo. Nessa ferramenta, você poderá anexar arquivos que complementem a sua ocorrência.
Com o protocolo de seu registro, preencha o campo "Acompanhar Ocorrência" e você poderá:
Os registros serão encaminhados para a apuração do Comitê de Denúncia da Forluz.
O Canal de Denúncia é confidencial?
Todos os relatos serão avaliados e respondidos a cada usuário, individualmente, e com total privacidade, através desse Site
e do número de protocolo.
A Forluz possui Diretrizes Éticas bastante rígidas para garantir a privacidade dos denunciantes que se identificam em seus relatos, sendo que, o acesso aos mesmos, apenas é permitido às pessoas designadas pela presidência da Fundação.