Governança
Acompanhe Nossos Canais Oficiais

Governança / Canal de Denúncia

 Canal de Denúncia

Acompanhar Ocorrência

​O que é? 

O Canal de Denúncia é um meio seguro de comunicação que você pode utilizar para relatar situações cont​​rárias ao Código de Conduta da Forluz ou à legislação, e com garantia de anonimato. 

Quem pode utilizar?

O Canal de Denúncia pode ser utilizado por empregados, participantes e outras partes relacionadas que tem acesso ao portal. 

O que pode ser informado?

O Canal de Denúncia deve ser utilizado para comunicar problemas sobre a conduta ética inadequada, tais como: conflitos de interesse, mau uso dos recursos da Fundação, fraude, corrupção, discriminação, assédio, atos ilícitos e não conformidade com políticas e normas internas.
         
Quando relatar uma denúncia, inclua o máximo de informações e detalhes possíveis, (Exemplos: Possíveis testemunhas, o quê, quando, quem, como, quanto, onde e por quê?). Você também poderá incluir arquivos que comprovem os fatos relatados, como fotos, documentos e outros. Denúncias vagas, não específicas ou sem comprovação do ocorrido podem dificultar ou inviabilizar a apuração.

IMPORTANTE:

  • Não é necessário se identificar para realizar ocorrências.
  • O(A) denunciante é responsável pela veracidade das informações relatadas.
  • Caso seja detectado o mau uso deste canal de comunicação, o denunciante estará sujeito às sanções cabíveis. Denúncia caluniosa é crime, conforme artigo 339 do Código Penal. 
  • Falsa denúncia também é crime, conforme artigo 340 do Código Penal.

E se não é nada disso que quero falar?

Caso o motivo de seu contato não seja para relatar uma conduta ética inadequada ou infrações à legislação, conforme exemplificado anteriormente, utilize os nossos outros canais.

Como funciona o Canal de Denúncia?

​Para relatar algum fato, clique no botão Registrar Ocorrência e você será direcionado para um formulário que deve preencher. Ao final, você receberá um número de protocolo. Nessa ferramenta, você poderá  anexar arquivos que complementem a sua ocorrência.
 
Com o protocolo de seu registro, preencha o campo "Acompanhar Ocorrência" e você poderá: 
  • ​​​Consultar  o andamento da ocorrência.

Os registros serão encaminhados para a apuração do Comitê de Denúncia da Forluz. 

O Canal de Denúncia é confidencial?

Todos os relatos serão avaliados e respondidos a cada usuário, individualmente, e com total privacidade, através desse Site 
e do número de protocolo. 

A Forluz possui Diretrizes É​ticas bastante rígidas para garantir a privacidade dos denunciantes que se identificam em seus relatos, sendo que, o acesso aos mesmos, apenas é permitido às pessoas designadas pela presidência da Fundação.​​​

A missão da Forluz é oferecer segurança financeira para garantir o futuro dos nossos participantes, gerindo planos de previdência complementar com eficácia e eficiência visando oferecer as soluções mais flexíveis para seus participantes.

Fale com a Forluz
Forluz - Fundação Forluminas de Seguridade Social
Avenida do Contorno, 6500, 3° Andar - Lourdes
CEP 30110-044 Belo Horizonte . MG


Previdência Social
Atendimento Telefônico Gratuito

0800-0909090

Acompanhe Nossos Canais Oficiais