Acontece na Forluz
Acompanhe Nossos Canais Oficiais

Acontece na Forluz / Notícias

Conheça cinco formas divertidas de trabalhar finanças com os seus filhos

Finanças em dia

05 de outubro de 2018

Falar de dinheiro com crianças e adolescentes não é tarefa fácil, mas é uma medida necessária para que eles se tornem adultos responsáveis no futuro. E a educação financeira começa em casa, com o exemplo e motivação dos próprios pais, como destaca a economista Adriana Fileto. Para ela, o estímulo a este tipo de reflexão deve começar cedo e não precisa ser um "papo chato": "Respeitando-se a faixa etária e seu nível de entendimento, podem ser realizadas várias atividades interessantes de educação financeira", avalia.

Veja cinco formas de trabalhar o tema com os seus filhos:

  • Diversão para os pequenos: "a partir dos dois anos, por exemplo, fazer compras em supermercado ou sacolão pode ser divertido e educativo. Explicar sobre a lista de compras, indicar o que é preciso ou não comprar, qualidade dos produtos, pagamento e troco são conceitos que podem ser praticados".

 

  • Envolva seu filho no processo! "À medida que a criança cresce, ela pode ajudar a pesquisar preços na internet, avaliar produtos e ajudar no processo de escolha. Pode-se estabelecer uma meta para a família, como, por exemplo, reduzir a conta de energia em 10%. Quando esta meta for atingida, pode ser dado um prêmio, como um programa em família ou dinheiro".

  • Sessão pipoca: "assistir a filmes e documentários em família com debate posterior é muito útil também. Questões como alimentação saudável e consumo já são muito abordadas nos filmes e conversar sobre isso é muito relevante".

  • Solta o som! "O mesmo pode ser feito com músicas, que ajudam a conversar de forma leve e educativa. Indico algumas, como: Pecado Capital, Sal da Terra, Beleza Pura, É Preciso Saber Viver, etc".

 

*Adriana Fileto é economista, consultora em Educação Financeira e Sustentabilidade e autora do livro "Cuide do Seu Bolso e do Planeta – Um Guia para Decisões Financeiras Sustentáveis" (Editora Miguilim.

Também é sócia da empresa Jogo Bom: Educação Sustentável 


Número de Visualizações Visualizações 65

Comentários

Não há comentários para essa notícia.
Envie o seu comentário.

A missão da Forluz é oferecer segurança financeira para garantir o futuro dos nossos participantes, gerindo planos de previdência complementar com eficácia e eficiência visando oferecer as soluções mais flexíveis para seus participantes.

Fale com a Forluz
Forluz - Fundação Forluminas de Seguridade Social
Avenida do Contorno, 6500, 3° Andar - Lourdes
CEP 30110-044 Belo Horizonte . MG


Previdência Social
Atendimento Telefônico Gratuito

0800-0909090

Acompanhe Nossos Canais Oficiais