Acontece na Forluz
Acompanhe Nossos Canais Oficiais

Acontece na Forluz / Notícias

Três motivos para você ensinar educação financeira para o seu filho desde cedo

Finanças em dia

02 de outubro de 2018

Educar um filho não é tarefa simples: envolve tomar decisões difíceis, com a responsabilidade de quem está auxiliando na construção de um futuro para outra pessoa. Em meio a tantas dúvidas e desafios que surgem nesta caminhada, conceitos de finanças pessoais, por exemplo, podem passar batido. Um tema que não deve ser tabu, como explica Adriana Fileto, economista e consultora em educação financeira e sustentabilidade: "A educação financeira deve começar dentro de casa, através de muita conversa entre pais e filhos e, principalmente, pelo bom exemplo dos pais".

Ela destaca ainda que uma das "armadilhas" mais comuns que os próprios pais criam para si mesmos é amenizar a falta de tempo com presentes. "Os pais se esforçam muito, às vezes até se endividando em excesso na tentativa de compensar a ausência com bens materiais para os filhos".

Mas será que essa atitude está correta? Para Adriana, é importante falar sobre dinheiro com as crianças. Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar na difícil tarefa de educar financeiramente os pequenos:

1-   Eles aprendem limites.

"É fundamental dar limites aos filhos e lembrá-los sobre os problemas gerados pelo consumo em excesso, como os danos para o planeta. Os filhos precisam aprender que nem tudo que veem deve ser comprado, que se deve avaliar a necessidade e impacto para as finanças da família e para o meio ambiente".

2-   Eles entendem os objetivos da família.

"Os pais devem abrir o jogo para os filhos sobre a situação financeira da família, mas sem abrir informações demais, como mostrar o contracheque, por exemplo. Não se deve conceder poder em excesso, pois quem deve cuidar das finanças são os pais. Além disso, toda família deve poupar para atingir objetivos de vida previamente definidos".

3-   Eles adquirem valores humanos.

"Também é necessário conversar com os filhos sobre os princípios não materiais de valores, tais como amizade, solidariedade, honestidade, companheirismo e amor. Pois o dinheiro não compra tudo mesmo"!

Dia das Crianças Forluz

Adriana é autora do livro "Cuide do Seu Bolso e do Planeta – Um Guia para Decisões Financeiras Sustentáveis" (Editora Miguilim) e sócia da empresa Jogo Bom: Educação Sustentável. Ela é uma das idealizadoras do Jogo da Boa Compra, que será uma das atrações do evento de Dia das Crianças da Forluz, no próximo dia 20 de outubro.

A ideia da brincadeira é trabalhar, de forma leve e descontraída, conceitos e reflexões sobre finanças e sustentabilidade entre as crianças. O evento será realizado no Espaço Luminis, em Belo Horizonte, de 9h ao meio-dia.  Devido à grande procura pelo evento, as inscrições foram encerradas na segunda-feira (01/10).

 *Adriana Fileto é economista, consultora em Educação Financeira e Sustentabilidade e autora do livro "Cuide do Seu Bolso e do Planeta – Um Guia para Decisões Financeiras Sustentáveis" (Editora Miguilim).

Também é sócia da empresa Jogo Bom: Educação Sustentável

www.adrianafileto.com.br

 

 


Número de Visualizações Visualizações 436

Comentários

Não há comentários para essa notícia.
Envie o seu comentário.

A missão da Forluz é oferecer segurança financeira para garantir o futuro dos nossos participantes, gerindo planos de previdência complementar com eficácia e eficiência visando oferecer as soluções mais flexíveis para seus participantes.

Fale com a Forluz
Forluz - Fundação Forluminas de Seguridade Social
Avenida do Contorno, 6500, 3° Andar - Lourdes
CEP 30110-044 Belo Horizonte . MG


Previdência Social
Atendimento Telefônico Gratuito

0800-0909090

Acompanhe Nossos Canais Oficiais