Acontece na Forluz
Acompanhe Nossos Canais Oficiais

Acontece na Forluz / Notícias

Forluz reduz percentual de contribuição para fundo de risco da MAI

Institucional

28 de junho de 2018

Está em vigor desde o último mês de abril de 2018 o novo percentual de desconto para custeio dos benefícios de risco, para os participantes não- optantes pela nova regra de cálculo da MAI (Melhoria de Aposentadoria por Tempo de Invalidez). A taxa foi reduzida de 7,5% para 3% e incide sobre as contribuições normais da Patrocinadora. A diminuição foi aprovada pelo Conselho Deliberativo, em reunião realizada no dia 27 de março. Para quem é optante pela nova regra, este percentual já está em 0% desde maio de 2017.

Mas, o que isto significa?

A supervisora de Atuária e Previdência da Fundação, Rejane Couto Dutra, explica que este percentual é descontado sobre o valor que a patrocinadora deposita na conta de aposentadoria do participante e destinado para o fundo de risco. Este fundo é coletivo e mantido para custear os benefícios concedidos em caso de invalidez ou morte de participante na ativa. Por exemplo: se você se enquadra como não-optante e a contribuição que a empresa faz é de R$ 300, R$ 9 serão encaminhados para composição do fundo, conforme percentual atual. 

Ainda segundo Rejane, são feitos estudos anuais para garantir que as taxas aplicadas estejam aderentes à realidade dos participantes da Fundação. Desta vez, a análise concluiu que o percentual poderia ser menor. "A frequência de entrada em invalidez e falecimento dos participantes ativos reduziu nos últimos anos. Por isso, atualmente, o fundo de risco está superavitário. Fato este que possibilitou a redução do percentual para 3%".

Entenda: optante x não-optante

Uma das diferenças no cálculo da MAI entre os optantes e não-optantes pela nova regra é que, no último caso, o benefício de MAI é calculado com base nas doze últimas remunerações do participante, incluindo a PLR se houver. Quem se filiou ao Plano B a partir de 24 de setembro de 2009, data em que a mudança no regulamento passou a valer, entrou automaticamente como optante pelo novo critério de cálculo.


Número de Visualizações Visualizações 555

Comentários

Não há comentários para essa notícia.
Envie o seu comentário.

A missão da Forluz é oferecer segurança financeira para garantir o futuro dos nossos participantes, gerindo planos de previdência complementar com eficácia e eficiência visando oferecer as soluções mais flexíveis para seus participantes.

Fale com a Forluz
Forluz - Fundação Forluminas de Seguridade Social
Avenida do Contorno, 6500, 3° Andar - Lourdes
CEP 30110-044 Belo Horizonte . MG


Previdência Social
Atendimento Telefônico Gratuito

0800-0909090

Acompanhe Nossos Canais Oficiais