Nos EUA, os dados econômicos vieram mais fracos, mas ainda mantendo certo crescimento. Um dos motivos dessa desaceleração é a falta de oferta em meio a uma demanda aquecida, como exemplo, podemos citar os baixos estoques de veículos. Nesse cenário, a inflação persiste em patamares historicamente altos, o que levará o Fed a promover um ciclo de alta de juros, levando a um aperto financeiro com o objetivo de trazer a inflação para a meta de 2%.
Na China, diante dos recentes lockdowns promovidos pelas autoridades, o cenário é de incerteza em relação à velocidade de recuperação da economia. Diante disso, o governo vem dando estímulos ao mercado e os PMIs (índice que mede a atividade econômica) vieram mistos no mês.
A União Europeia segue sem muitas novidades em relação à guerra entre Rússia e Ucrânia. Por outro lado, a inflação segue alta e o Banco Central Europeu sinalizou aumento na taxa de juros nos próximos meses.
No Brasil, a política fiscal voltou a ser um ponto de atenção. Com a ampliação dos gastos fora da regra do teto (PEC 1/22), a percepção de risco cresceu, adicionando mais prêmio à curva de juros. Por outro lado, a aprovação do Projeto de Lei Complementar – PLP 18, que limita a cobrança do ICMS sobre combustíveis e outros itens, começa a refletir no preço da gasolina, devendo aliviar o IPCA nos próximos meses.
Diante desse cenário, o Plano A fechou o mês com rentabilidade de -0,20%. O Plano B em 0,12% e os perfis apresentaram o seguinte resultado: o Ultraconservador apresentou uma rentabilidade de 0,95%, o Conservador 0,00%, o Moderado -1,38% e o Agressivo fechou o mês com -3,69%.
No plano Taesaprev, os perfis apresentaram o seguinte resultado: Ultraconservador fechou em 0,55%, Conservado -0,26%, Moderado -1,44%, e o Agressivo -3,41%.
O Boletim Mensal, que traz os comentários e análises da equipe de Investimentos da Fundação está disponível para consulta.
Para acessar o Boletim sobre o Plano A, clique aqui.
Para acessar o Boletim sobre o Plano B, clique aqui.
Para acessar o Boletim sobre o Plano Taesaprev, clique aqui.